Implementação de um Project Management Office (PMO)

Apresentação

O Project Management Office (PMO) assegura que os procedimentos, práticas e operações dentro de uma empresa seguem o plano pré-estabelecido. É uma das estruturas organizacionais emergentes mais rápidas e  concentra-se nos desafios que são importantes para gerir com eficiência os ambientes de projeto intensos. Explora as melhores práticas para melhorar a comunicação, reduzir custos e otimizar a utilização de recursos.

Forneça um maior enfoque, padronização e controlo aos projetos da sua organização, construindo um Project Management Office (PMO) eficaz.

Destinatários

Este curso destina-se a gestores de projecto, gestores funcionais e outras pessoas com responsabilidades actuais ou futuras num PMO.

Objetivos

Neste curso, os participantes obtêm as competências necessárias para estruturar um PMO – incluindo como analisar o sucesso do portfólio de projeto, implementar um modelo de governança, conduzindo e aplicando as lições aprendidas:

  • Avaliar as vantagens da constituição de um Project Management Office;
  • Conhecer e aplicar uma avaliação do desempenho de projectos;
  • Acompanhar o ciclo de vida da implementação de um PMO;
  • Elaborar o business case de um PMO;
  • Efectuar o planeamento da implementação de um PMO.

Pré-requisitos

Embora não seja obrigatório, os participantes que possuam conhecimentos prévios em Gestão de Projetos, beneficiarão mais dos ensinamentos deste curso.

Programa

  1. Enquadramento da gestão de projetos. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  2. Maturidade organizacional e necessidade de um PMO.
  3. Funções típicas de um PMO
    • Interface entre o PMO e os gestores de projeto;
    • Desenvolvimento de normas e métodos de gestão de projetos;
    • Apoio a projetos e consultoria a projetos em dificuldades;
    • Análise do desempenho dos projetos;
    • Implementação e suporte da ferramenta de planeamento e controlo de projetos
  4. Implementação de um PMO
    • Envolvimento dos stakeholders;
    • Avaliação da maturidade organizacional;
    • Plano de implementação do PMO;
    • Instalação do PMO;
    • Encorajar a certificação em gestão de projetos.
  5. Implementação da Mudança
    • Implementar uma mudança controlada para uma adoção positiva;
    • Promover uma imagem e uma cultura de gestão de projetos.
    • Evolução da framework de maturidade do PMO
  6. Melhoria Contínua
    • Incorporar as melhores práticas
    • Conduzir e implementar as lições aprendidas
  7. Caso prático em grupo
    • Elaboração do business case de um PMO;
    • Planeamento de um PMO

19 — 20 Nov 2019

Laboral — 09:30h/17:30h

Nível Iniciado

14 horas — 2 dias

Lisboa

790€

Yeah!

Your message was successful sent.

OK

Hey

We use cookies to offer you a better browsing experience, analyse site traffic, presonalize content, and serve targeted ads. Read how we use cookies and how you can control them in our “Cookie Settings”.
By using our site, you consent to our use of cookies.

> Cookie Settings

√ Accept Cookies