PMP® – Preparação para Exame de Certificação

Apresentação

O curso efetua a revisão global e intensiva do corpo de conhecimento da Gestão de Projetos, segundo a perspetiva do PMI®, consubstanciada no PMBOK® Guide Sixth Edition e noutros documentos recomendados pelo PMI.

Analisam-se igualmente aspetos relacionados com a natureza e formato do exame, a clarificação e detalhe da terminologia das questões, as técnicas de estudo e preparação, a análise de questões e ainda os truques e estratégias para resposta.

No final de cada Área de Conhecimento do PMBOK Guide é realizada uma simulação do exame com 20 questões típicas específicas do exame de simulação.

No final do curso, os formandos poderão efetuar simulações de exames completos (200 questões a serem respondidas em 4 horas) cobrindo todas as áreas e tópicos exigidos pelo PMI no exame de certificação, através da utilização de um programa específico distribuído durante a formação.

Destinatários

Chefes de projeto ou profissionais com experiência em gestão de projetos, que pretendem submeter-se ao exame de certificação PMP ® do Project Management Institute.

Objetivos

Simulação de um exame de certificação completo

É distribuído aos formandos um programa informático que simula exames de certificação completos em ambiente idêntico ao que irão encontrar na certificação (200 questões de resposta múltipla realizadas em 4 horas). Após a formação, os formandos poderão treinar intensivamente o exame e completar a sua preparação.

PDUs

Este curso está registado no PMI e proporciona 35 PDUs (Professional Development Units ) a quem queira candidatar-se ao exame de certificação PMP.

Pré-requisitos

Experiência mínima de 3 anos de projeto e conhecimentos das técnicas e ferramentas usadas na moderna gestão de projetos. É aconselhável a frequência prévia do curso de Gestão Avançada de Projetos, ou outro equivalente.

Programa

  1. O Exame de Certificação – Características e Técnicas de Abordagem
    • O PMI
    • O processo de candidatura
    • O exame PMP®
  2. Enquadramento dos Projetos
    • Terminologia-chave
    • Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos
    • Fases do projeto e ciclo de vida do projeto
    • Relações com quem tem um interesse pessoal no projeto (stakeholders)
    • Contexto organizacional (estruturas, culturas e influências organizacionais)
    • Aptidões de gestão-chave necessárias ao chefe de projeto
    • Influências socioeconómicas
    • Processos e Grupos de Processos
    • Interações entre os processos
    • Adaptação das interações entre processos
    • Mapeamento dos processos de gestão de projetos
  3. Gestão da Integração
    • Desenvolver o Project Charter
    • Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto
    • Liderar e Gerir a Equipa de Projeto
    • Monitorizar e Controlar o Plano do Projeto
    • Encerrar o Projeto
    • Realizar o Controlo Integrado de Alterações
  4. Gestão do Âmbito
    • Recolher os Requisitos
    • Definir o Âmbito do Projeto
    • Criar a WBS
    • Verificar o Âmbito do Projeto
    • Controlar o Âmbito do Projeto
  5. Gestão do Tempo
    • Definir e Sequenciar as Atividades do Projeto
    • Estimar os Recursos para as Atividades do Projeto
    • Estimar a Duração das Atividades do Projeto
    • Desenvolver o Cronograma
  6. Gestão do Custo
    • Estimar os Custos
    • Orçamentar o Projeto
    • Controlar os Custos
  7. Gestão da Qualidade
    • Planear a Qualidade
    • Realizar a Garantia da Qualidade
    • Controlar a Qualidade
  8. Gestão dos Recursos Humanos
    • Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos
    • Recrutar os RH para o Projeto
    • Desenvolver a Equipa do Projeto
    • Gerir a Equipa de Projeto
  9. Gestão das Comunicações
    • Identificar os Stakeholders
    • Planear as Comunicações
    • Distribuir da Informação
    • Relatar o Desempenho
    • Gerir as Expectativas dos Stakeholders
  10. Gestão do Risco
    • Planear a Gestão do Risco
    • Identificar os Riscos
    • Avaliação Qualitativa dos Riscos
    • Avaliação Quantitativa dos Riscos
    • Planear as Respostas aos Riscos
    • Monitorizar e Controlar os Riscos
  11. Gestão das Aquisições
    • Planear as Aquisições
    • Realiza as Aquisições
    • Administrar as Aquisições
    • Encerrar as Aquisições
  12. Ética e Responsabilidade Profissional de Chefe de Projeto
    • Ética na gestão de projetos
    • Responsabilidade profissional do chefe de projeto
    • Projetos interculturais

Observações

Nesta ação de formação, as turmas Olisipo estão limitadas a um máximo de 12 participantes.

PMI is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.; PMBoK is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.

03 Set — 03 Out 2019

Pós-Laboral — 18:00h/22:00h

Nível Avançado

40 horas — 10 dias

Lisboa

1600€

17 Set — 17 Out 2019

Pós-Laboral — 18:00h/22:00h

Nível Avançado

40 horas — 10 dias

Porto

1600€

08 — 31 Out 2019

Pós-Laboral — 18:00h/22:00h

Nível Avançado

40 horas — 10 dias

Porto

1600€

08 Out — 07 Nov 2019

Laboral — 18:00h/22:00h

Nível Avançado

40 horas — 10 dias

Lisboa

1600€

19 Nov — 19 Dez 2019

Pós-Laboral — 18:00h/22:00h

Nível Avançado

40 horas — 10 dias

Lisboa

1600€

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