PMP® – Preparação para Exame de Certificação

Apresentação

Esta ação de formação em Gestão de Projetos, orientada à metodologia do Project Management Institute (PMI® )cobre os diferentes métodos e técnicas adequados para uma boa Gestão de Projetos, através de referências a boas práticas.

Estas boas práticas são contempladas, tanto ao nível da Gestão de Projetos, como da gestão empresarial. As sessões têm como base a metodologia descrita no “A Guide to the Project Management Body Of Knowledge, (The PMBoK® Guide) – Sixth Edition, Project Management Institute, Inc., 2017.” e são utilizados diversos casos práticos apresentados pelos nossos consultores, resultantes da sua experiência profissional prática em Gestão de Projetos, potenciando assim as aptidões dos participantes e garantindo a melhor passagem de conhecimento.

Embora esta seja a formação mais procurada na área de gestão de projetos, pelo detalhe e preparação específica para exame, esta formação tem uma componente muito prática fomentada essencialmente pelos métodos aplicados.

Aliamos o plano teórico de preparação, focada no exame, com um balanceamento muito pragmático e assertivo na vertente prática. Assim, ajudamos os formandos a captarem mensagens marcantes e que servem de pontos chave à compreensão de todo o enquadramento e encaixe da metodologia do PMI®.

Para a realização desta ação em ótimas condições, seguimos a seguinte metodologia:

  • Formação de carácter expositivo que contempla 10 sessões teórico-práticas orientadas à certificação PMP®;
  • Utilização de conteúdos oficiais disponibilizados e necessários ao alcance dos objetivos;
  • Acesso a um simulador de exame para realização de exercícios orientados à certificação;
  • Análise de casos reais onde se avalia a aplicação de métodos de Gestão de Projetos;
  • Realização de exercícios com templates e ferramentas de apoio à Gestão de Projetos;
  • Avaliação qualitativa da formação

Destinatários

Esta formação é adequada para todos os que pretendam:

  • Adquirir ou atualizar conhecimentos em Gestão de Projetos;
  • Obter a Certificação PMP®;
  • Renovar a Certificação PMP® ou outras, no âmbito PMI® (aquisição de PDU’s).

Objetivos

No final deste curso, os formandos serão capazes de:

  • Utilizar os processos adequados na Gestão de Projetos;
  • Identificar e analisar as diferentes fases e características de um projeto;
  • Utilizar os meios adequados na gestão de cronogramas e orçamentos apropriados;
  • Gerir o âmbito, problemas, comunicação e riscos;
  • Gerir o nível de qualidade adequado num projeto;
  • Identificar métricas para otimizar os processos

Para atingir os objetivos descritos, será efetuada uma avaliação quantitativa, através da realização de exercícios práticos (use cases) relacionados com as diferentes áreas de conhecimento (Ex: Gestão de Custos, Tempo, Âmbito, etc.).

Serão ainda realizados diversos exercícios práticos, apresentando diferentes técnicas/ferramentas utilizadas pela Gestão de Projetos (Ex: Delphi, Decomposition, WBS, etc.). A utilização de um simulador de Gestão de Projetos potenciará os conhecimentos transmitidos, permitindo e incentivando a uma maior participação dos formandos.

PDUs

Este curso está registado no PMI® e proporciona 35 PDUs (Professional Development Units ) a quem queira candidatar-se ao exame de certificação PMP® ou pretenda renovar a sua certificação.

Pré-requisitos

  • Experiência mínima de 3 anos de projeto, ou 4500 horas em projeto
  • Conhecimentos das técnicas e ferramentas usadas na atividade de gestão de projetos
  • Conhecimentos de Microsoft Excel e de Inglês

Aconselha-se a frequência prévia do curso Microsoft Project – Introdução, ou conhecimentos equivalentes

Programa

  1. O Exame de Certificação – Características e Técnicas de Abordagem
    • O PMI
    • O processo de candidatura
    • O exame PMP®
  2. Enquadramento dos Projetos
    • Terminologia-chave
    • Áreas de Conhecimento da Gestão de Projetos
    • Fases do projeto e ciclo de vida do projeto
    • Relações com quem tem um interesse pessoal no projeto (stakeholders)
    • Contexto organizacional (estruturas, culturas e influências organizacionais)
    • Aptidões de gestão-chave necessárias ao chefe de projeto
    • Influências socioeconómicas
    • Processos e Grupos de Processos
    • Interações entre os processos
    • Adaptação das interações entre processos
    • Mapeamento dos processos de gestão de projetos
  3. Gestão da Integração
    • Desenvolver o Project Charter
    • Desenvolver o Plano de Gestão do Projeto
    • Liderar e Gerir a Equipa de Projeto
    • Monitorizar e Controlar o Plano do Projeto
    • Encerrar o Projeto
    • Realizar o Controlo Integrado de Alterações
  4. Gestão do Âmbito
    • Recolher os Requisitos
    • Definir o Âmbito do Projeto
    • Criar a WBS
    • Verificar o Âmbito do Projeto
    • Controlar o Âmbito do Projeto
  5. Gestão do Tempo
    • Definir e Sequenciar as Atividades do Projeto
    • Estimar os Recursos para as Atividades do Projeto
    • Estimar a Duração das Atividades do Projeto
    • Desenvolver o Cronograma
  6. Gestão do Custo
    • Estimar os Custos
    • Orçamentar o Projeto
    • Controlar os Custos
  7. Gestão da Qualidade
    • Planear a Qualidade
    • Realizar a Garantia da Qualidade
    • Controlar a Qualidade
  8. Gestão dos Recursos Humanos
    • Desenvolver o Plano dos Recursos Humanos
    • Recrutar os RH para o Projeto
    • Desenvolver a Equipa do Projeto
    • Gerir a Equipa de Projeto
  9. Gestão das Comunicações
    • Identificar os Stakeholders
    • Planear as Comunicações
    • Distribuir da Informação
    • Relatar o Desempenho
    • Gerir as Expectativas dos Stakeholders
  10. Gestão do Risco
    • Planear a Gestão do Risco
    • Identificar os Riscos
    • Avaliação Qualitativa dos Riscos
    • Avaliação Quantitativa dos Riscos
    • Planear as Respostas aos Riscos
    • Monitorizar e Controlar os Riscos
  11. Gestão das Aquisições
    • Planear as Aquisições
    • Realiza as Aquisições
    • Administrar as Aquisições
    • Encerrar as Aquisições
  12. Ética e Responsabilidade Profissional de Chefe de Projeto
    • Ética na gestão de projetos
    • Responsabilidade profissional do chefe de projeto
    • Projetos interculturais

Observações

  • Este curso inclui voucher para o respetivo Exame de Certificação (PMP®);
  • Nesta ação de formação, as turmas Olisipo estão limitadas a um máximo de 12 participantes por edição;
  • Esta formação satisfaz os pré-requisitos das 35 horas de contacto, necessárias à candidatura ao exame PMP® do Project Management Institute (PMI®).    

PMI® is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.®; PMBoK® is a registered mark of the Project Management Institute, Inc.®

26 Out — 25 Nov 2020

Pós-Laboral — h/h

Nível Avançado

35 horas — 10 dias

Live Training

1750€

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