E se o seu aparelho eletrónico pudesse reservar uma mesa para jantar amanhã por si? Agora está mais perto dessa realidade: a Google apresentou em maio o Duplex, um sistema de Inteligência Artificial (IA) que promete revolucionar o mundo e o seu dia-a-dia.

Se estava familiarizado com a Sophia, a robot humanoide que reconhece voz e reproduz diferentes expressões humanas conhecida na WebSummit, descubra o novo programa Duplex da Google.

Coube ao CEO, Sundar Pichai, mostrar o novo sistema de reconhecimento de voz que funciona a par com o Assistente Google, durante o festival Google I/O. Com o novo programa, o utilizador apenas precisa de dar a ordem ao Assistente e o programa de voz trata de ligar para o serviço, gerir a conversa, esclarecer questões e avisar o utilizador do estado do pedido.

google duplex

A novidade está na capacidade que o sistema de reconhecimento apresenta ao interpretar e reagir às nuances de uma conversa, nunca revelando que daquele lado da linha está uma máquina.

O novo programa de IA proposto apresenta-se como um modo de simplificar o quotidiano. Ações como marcar uma ida ao cabeleireiro mais próximo ou o jantar da empresa na semana seguinte são resolvidas pelo Google Duplex, como demonstrado ao vivo por Sundar Pichai, em poucos minutos.

A voz humana é reproduzida com tiques de linguagem próprios do Ser Humano, identificando e ultrapassando pequenos obstáculos de conversação. O leque de expressões que o Duplex entende é vasto, oferecendo resposta a inúmeras variações linguísticas e colmatando a falha apresentada por outros sistemas de voz artificial.

No entanto, o treino para desenvolver o Google Duplex focou-se em tópicos fechados, que não exigiam longas conversas nem termos específicos. Para o futuro fica o desenvolvimento de outros assuntos mais complexos e problemáticos, tal como o uso da voz do próprio utilizador.

Curioso? Veja o vídeo:


Joana Cidades

Brand and Marketing Manager

autora