A formação à medida deve ser a regra e não a exceção

Com a transformação constante no mercado de trabalho, também os colaboradores precisam de se atualizar. Quando surge a necessidade de procurar novos conhecimentos e evolução na aprendizagem, a formação à medida será a opção certa a considerar.

Apesar de a prática mais comum no mercado de formação seja estudar as opções disponíveis em calendário, solicitar formação à medida permite responder de forma mais personalizada às necessidades das equipas e aos desafios do momento.

Esta solução de aprendizagem deveria ser tida como a regra no que à formação diz respeito, uma vez que é a metodologia que comprovadamente oferece garantias de sucesso e adequação à realidade de cada organização.

Investir na formação

Para evoluir na carreira é essencial aliar a experiência na função com a constante formação na área. Quanto maior investimento se fizer na aprendizagem das equipas, melhor será a sua performance e os seus resultados.

A entrada de profissionais melhor preparados no mercado de trabalho e a constante evolução da tecnologia são fatores de pressão acrescida nas empresas, apenas colmatados por colaboradores com as práticas mais recentes.

Há várias formas de desenvolver esta medida, sendo que o Live Training tem ganho cada vez mais adeptos pelas vantagens que oferece e maior flexibilidade para aceder às formações. O desenvolvimento de ferramentas digitais permite a realização de cursos e ações formativas sem os constrangimentos associados à formação presencial, como a localização, deslocamentos ou estadias.

No final do dia, é necessário que as empresas assumam uma abordagem formativa mais ágil, de modo preparar as equipas e dotá-las das ferramentas mais atualizadas para desempenharem as suas funções o melhor possível.

Uma abordagem particular

Se é verdade que a aquisição de novos conhecimentos contribui para o avançar na carreira, também se sabe que não há um “tamanho único” no que toca a formação. O que funciona para uns profissionais, não será adequado a outros.

Neste sentido, as empresas devem procurar algo à medida das suas necessidades sempre que possível, desafiando as entidades de formação a apresentarem opções direcionadas para o seu caso.

Nesta abordagem orientada para necessidades específicas (e não uma resposta generalizada) as formações são estudadas e personalizadas de acordo com as especificidades apresentadas pela empresa.

A chave para o sucesso

Os desafios do mercado estão em permanente mutação. É preciso olhar para eles com atenção, enquanto se avalia se, internamente, as equipas estão a par com a atualidade e o que é possível trabalhar para estarem um passo à frente.

Confiar este trabalho de levantamento de requisitos a um parceiro de formação, ou trabalhar em grande proximidade com esse, é a chave para trazer os conhecimentos certos até as equipas. A formação à medida permite identificar os pontos a trabalhar e as oportunidades a aproveitar, desenhando uma ação formativa que, realmente, vai ao encontro do que a equipa necessita.

Assim, constrói-se uma ação formativa que prepara, realmente, os profissionais de A a Z para que os resultados da empresa sejam potenciados.

Para que a empresa permaneça atualizada a nível técnico é crucial que alinhe a sua estratégia com o parceiro de formação. Deste modo, esse poderá desenhar e propor formação à medida, com ações totalmente focadas na necessidade das equipas.

Joana Cidades

Joana Cidades

Brand and Marketing Manager

Yeah!

Your message was successful sent.

OK

Hey

We use cookies to offer you a better browsing experience, analyse site traffic, presonalize content, and serve targeted ads. Read how we use cookies and how you can control them in our “Cookie Settings”.
By using our site, you consent to our use of cookies.

> Cookie Settings

√ Accept Cookies