Licenças Udemy ilimitadas para todos! Como a Olisipo aposta na formação.

A Olisipo começou o ano ade 2018 apostar claramente na formação para o seu universo de especialistas em Tecnologias de Informação, com um investimento na plataforma de formação online Udemy for Business. Foi o reforço do nosso compromisso com o crescimento e evolução profissional das nossas equipas.

Passamos assim a disponibilizar a plataforma de formação Udemy for Business a mais de 400 colaboradores, de forma ilimitada e disponível 24 horas por dia. Paula Peixoto, Responsável de Recursos Humanos da Olisipo, refere que “com mais de 2400 cursos disponibilizados nesta plataforma de formação, esta é a oportunidade para cada elemento da nossa equipa acrescentar conhecimento de forma contínua e virtualmente ilimitada. Este é, sem dúvida, um investimento inovador no mercado português, sobretudo na nossa indústria, o Outsourcing de especialistas, onde a renovação e desenvolvimento de competências é essencial para a competitividade.”

Formação: Uma aposta de futuro

Ainda com pouca expressão em Portugal, este tipo de plataformas de formação tendem a ser uma aposta de sucesso. Não substituindo a formação presencial, são o melhor complemento para a falta de disponibilidade que rege o dia-a-dia dos profissionais de sectores tão dinâmicos com o Tecnológico. “A formação tem sido para nós uma aposta contínua ao longo destes 25 anos, mas sabemos que nem sempre é fácil alinhar as disponibilidades de uma turma com 10 pessoas em sala, numa formação que pode durar mais de uma semana. Neste sentido, a flexibilidade da formação online permite-nos acompanhar os interesses individuais de cada colaborador, que por sua vez evoluem ao seu próprio ritmo. É um complemento que nos vai fortalecer a curto prazo.”

“As empresas que investem na formação e desenvolvimento dos seus profissionais conseguem, com o tempo, uma vantagem competitiva importante no mercado.” Quem o afirma é Darren Shimkus, Vice-Presidente e Diretor-Geral da Udemy for Business. Acrescenta ainda, “Os nossos dados e experiência mostram que há um impacto significativo na retenção e na produtividade com formação nas últimas tecnologias, bem como nas competências de gestão e liderança dos colaboradores. Estamos entusiasmados em poder trabalhar com a Olisipo para promover formações atualizadas que irão impulsionar as competências das suas equipas.”

Uma cultura de aprendizagem

A formação online dá mais autonomia aos colaboradores para enriquecer conhecimentos, isso é um facto. Mas por outro lado essa autonomia pode traduzir-se ainda em menos formação do que antes. Sem a entidade empregadora a forçar uma tradicional formação em sala, o colaborador pode acomodar-se e acabar por não aprender nada.

“Virtualmente todos os CEO’s (90%) acreditam que a sua empresa está a atravessar mudanças disruptivas provocadas pela tecnologia digital e 70% diz que a sua organização não tem as competências necessárias para se adaptar.”

2017 Deloitte Global Human Capital Trends

Um dos métodos que adoptámos é criar excitação e tração nos processos de aprendizagem. A formação está no core da estratégia de recursos humanos da Olisipo e isso é passado desde o primeiro dia. Interiorizamos que a formação é o carimbo que nos permite evoluir na carreira e abraçar a próxima promoção ou até o próximo desafio profissional.

Os planos de formação personalizados são outra das estratégias que usamos. Da mesma forma que se convocam colaboradores para formações em sala, de acordo com as suas necessidades, também se deve agir da mesma forma na formação online. Uma vez que a oferta é muito maior no online, mais fácil se torna definir, sempre em conjunto com o colaborador, quais as melhores opções para as suas necessidades. Depois disso traçamos metas e timings para a conclusão da aprendizagem. Se possível, aconselhamos a certificação das competências através da realização de exames oficiais.

A gamification é outro trunfo. Na Olisipo premiamos quem mais aposta no seu próprio desenvolvimento profissional. Seja por necessidade, vontade de saber mais e evoluir ou por pura curiosade. Adotámos um prémio trimestral que é atribuído ao colaborador com mais horas de formação realizadas. O vencedor tem sido sempre quem vai mais além do que o esperado e criar o seu próprio plano e pipeline de formações a realizar.

Aprender é contagiante. Os evangelistas da aprendizagem são os melhores embaixadores desta cultura. Se nas entrevistas de emprego os candidatos ficam maravilhados com esta ferramenta que disponibilizamos, é no dia-a-dia que se cria tração para esta cultura de aprendizagem. É no acompanhamento dos Managers; é no colega que foi premiado pela sua dedicação e é no colega que foi promovido porque conseguiu ver mais à frente.

João Paiva

Head of Marketing & Communications

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