Os pilares de IT Governance

Tempo de Leitura: 3 minutos
cloud

Quando falamos em IT Governance, referimo-nos a uma conjunto de princípios e frameworks fundamentais que alinham a gestão de TI com o negócio. Para alcançar os melhores resultados e conseguir essa coesão, há um conjunto de pilares e práticas a seguir.

O que é IT Governance?

A direção da organização (ou Corporate Governance) é composta por diferentes equipas e departamentos essenciais ao seu sucesso.

De modo a alinhar a estratégia do negócio com a gestão de informação e tecnologia, surge a estrutura de IT Governance dentro de Corporate Governance. À semelhança de outras áreas, esta tem o seu próprio conjunto de conceitos e frameworks com o objetivo de otimizar a gestão de TI.

São estas frameworks que permitem à organização gerir os riscos em TI de forma efetiva, enquanto se observam quadros legais e fazem cumprir regulamentações. Um desses modelos de gestão é a COBIT 2019, muito utilizada a nível internacional e focada na gestão de riscos, segurança e administração da informação.

Em particular, esta framework evolui de forma constante para manter os gestores a par das estratégias e tecnologias em IT Governance. Desta forma, consegue garantir melhor alinhamento com as práticas mais recentes e assim entregar resultados relevantes.

5 pilares

Como outros departamentos essenciais à organização, também a IT Governance é regida pelos seus próprios princípios e boas práticas. O contributo deste trabalho para a organização deve ser visto pelas chefias como um centro de serviços, ao invés de centro de custos.

No fundo, há alguns pilares essenciais ao departamento e diferentes ferramentas de referência para se trabalhar em cada um.

1. Serviço

Como o próprio nome indica, este é o pilar responsável por gerir os serviços de tecnologia. Uma das frameworks mais utilizadas é a ITIL® (Information Technology Infrastructure Library), que se assume como uma biblioteca de processos que contribuem para a execução do controlo definido, no seio da COBIT.

Quando a empresa implementa as formas de trabalho com ITIL, há uma maturação na forma como se organizam e seguem processos, enquanto se reduzem custos e se aumenta a eficiência operacional. O objetivo final é tornar alguns processos e práticas como modelo ou standard, agilizando o serviço e orientando-o para as metas do negócio.

2. Projeto

Há diferentes ferramentas para alcançar uma gestão de projetos transversal à organização, que podem ser alinhadas com os princípios de COBIT.

Neste âmbito, o PMBOK fornece uma forma de padronizar as boas práticas relacionadas com a gestão de qualquer tipo de projeto. Quando as equipas se alinham pelos mesmos métodos de organização, produção e entrega, é possível cumprir metas com maior desenvoltura e alcançar melhores resultados.

3. Nível de Desenvolvimento

Este pilar é fundamental para garantir a qualidade do software que está em desenvolvimento. Utilizando a ferramenta CMMI, é possível reduzir falhas que não foram identificadas antes em testes ou novas alterações, diminuir riscos, melhorar a produtividade e assertividade do projeto.

4. Processos

Considerar a relevância que a tecnologia tem na criação de valor da empresa é fundamental para alcançar os objetivos da organização.

Para isso, é necessário manter os processos do negócio atualizados e em bom funcionamento, através de ferramentas que permitam identificar, desenhar, executar, medir e controlar os procedimentos.

5. Segurança da Informação

Num mundo onde os ciber ataques se tornam mais frequentes, é fulcral garantir a segurança da informação na organização. Cada vez mais as empresas devem dar atenção ao modo como gerem e protegem os seus dados.

Neste âmbito, a norma ISO/IEC 27001 oferece as abordagens, normas, métodos e técnicas que permitem gerir eficazmente um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGIS), essencial ao funcionamento da organização.

Para capacitar as equipas responsáveis e melhorar a gestão de informação, a organização deve apostar na formação dos seus profissionais. Desta forma, é possível implementar as práticas mais atuais no setor e alcançar melhores resultados.

O departamento responsável pelas práticas de IT Governance será essencial para que a gestão de informação esteja alinhada com os objetivos do negócio. Através de estratégias mensuráveis implementadas nos processos de trabalho e do uso de ferramentas específicas, cada pilar de IT Governance contribui para o bom resultado do negócio e entrega maior valor.

RECEBER OFERTAS DE FORMAÇÃO: IT GOVERNANCE

Partilha-me!

Subscreve a newsletter semanal com os melhores conteúdos

Read on...

Está na hora de dares um salto na tua carreira?

iT's 29 years accelerating careers and still new in town!

Key reading jobs